Pensada para ser um espaço acolhedor e de confraternização que possa oferecer mais do que doces, a Boutique do Pão de Ló, em Balneário Camboriú (SC), é um espaço que estimula a permanência dos clientes no local.
“A vegetação existente – um dos fatores que os levou à escolha desse local – determinou a intenção de que o projeto fosse como um refúgio na cidade, com a ideia de tomar um café em um jardim”, conta a arquiteta Vanessa Larré, responsável pelo projeto.
“O conceito foi projetar um espaço aberto e integrado e, ao mesmo tempo, com cantos delimitados por cores e volumes. Nossa intenção foi fazer com que o cliente, ao entrar no mundo da Boutique, fosse envolvido em memórias afetivas, despertadas pelas cores, materiais, texturas e pelo aroma dos produtos”, continua.
A paleta escolhida é composta por tons pasteis de rosa e azul. O primeiro evoca delicadeza e o segundo remete ao céu. O uso dos tons mais suaves e os degradês do projeto trazem calma, e o teto repleto de rosas remete à confeitaria. Outro ponto central era criar uma vitrine alongada, que destacasse os produtos vendidos.
O próximo passo era pensar em como tornar o local atrativo para que os clientes permanecessem na loja. Assim, o projeto conta com diversos espaços diferentes onde se pode relaxar enquanto consome algum produto. Sofás, poltronas, mesas e cadeiras são, claro, abundantes, e os estofados foram escolhidos pensando na maciez e no conforto que proporcionam.
Para estimular a interação com o ambiente, uma luminária neon desenhada pelo escritório da arquiteta cria o cenário ideal para fotos. Outros espaços também ganharam uma décor especial, que podem servir para fotografias. É o caso de um nicho no pátio, todo em vermelho, com a divertida frase “Não toque no meu biscoito”, na parede. “É um dos cenários queridinhos do projeto”, confessa Vanessa.